Cursos Clipping + Petit Journal

Com Daniel Sousa e Tanguy Baghdadi

Cursos rápidos e acessíveis, pra você se atualizar
sobre o mundo que lhe cerca.

VER CURSOS

O Petit Journal


A humanidade nunca teve tanto acesso a informações, e nunca as leu de forma tão fragmentada e incompleta. Mas, quem tem tempo de obter informações completas e confiáveis, consolidadas e críticas, resumidas e claras?

O Petit Journal surgiu em meados de 2016, quando seus criadores perceberam que ainda não existia a mídia que eles consideravam fundamental para a atualização diária. Os professores Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa se conhecem há mais de dez anos, são professores e passaram a refletir sobre uma lacuna nos meios digitais: uma fonte de informações confiável e refletida, capaz de promover a atualização sobre temas cotidianos em pouco tempo. 

Daniel Sousa

Professor de Economia e
Co-fundador do Petit Journal

Daniel Sousa é professor especializado no CACD há 17 anos. Atua também como comentarista da Globo News, professor do Ibmec Rio de Janeiro além de ser co-fundador do Petit Journal.

Tanguy Baghdadi

Professor de Política Internacional e
Co-fundador do Petit Journal

Tanguy Baghdadi é professor especializado no CACD desde 2007. Também atua como professor do MBA do Ibmec, comentarista de política internacional da Globonews e é co-fundador do Petit Journal.

🔥 Novo curso!

Quem tem medo de Vladimir Putin?

Pacote de cursos com até 44% de desconto! 😱

👇 Garanta sua vaga

GARANTIR MINHA VAGA!

Quer um aperitivo dos cursos? Não deixe de conferir
a playlist de aulas gratuitas no Youtube! 👇

Mais de 15h de conteúdo gratuito sobre Política Internacional e Economia

Aproveite o conteúdo gratuito, seja para os estudos ou para se manter atualizado sobre o que acontece no mundo.

VER PLAYLIST

Cursos

Vladimir Putin é um personagem incontornável para a política internacional. É comum que o sentimento diante do líder russo seja, ao mesmo tempo, de admiração e de temor, e ele faz bom uso destes sentimentos.

Sob seu longo governo, a Rússia mudou sua posição no cenário internacional, recobrando uma influência perdida ao longo dos anos 1990.

Este curso tem como enfoque a busca pela compreensão da Rússia contemporânea, que tem a marca de Vladimir Putin. Ao longo de 4 aulas, analisaremos como a Rússia chegou ao ponto atual, em que volta a ser temida. Como Putin queria.

O cenário político da América do Sul passa por um momento de intensas mudanças em diversos países. Temos presenciado no entorno do Brasil eleições marcantes, grandes manifestações e diferentes formas de os países lidarem com seus passados.

Neste novo curso do Petit Journal, os professores Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa vão falar sobre o momento vivido por quatro países que vem passando por mudanças significativas em suas histórias: a Colômbia, ainda às voltas com um conflito civil dos mais longo do mundo todo; a Bolívia, com suas intensas mudanças políticas, econômicas e sociais; o Chile, com a busca pela formulação de uma nova constituição, que supere a da era pinochetista; e o Peru, com suas crises políticas permanentes.

Compreender o que se passa em nosso entorno é, enfim, conhecer um pouco mais sobre o próprio Brasil.

A China é um tema incontornável para a política internacional contemporânea. Se tudo o que envolve o país vem em superlativos, o mesmo acontece quando olhamos para o impacto de suas ações no plano internacional.

Este curso tem por objetivo desvendar o percurso da China dos últimos 40 anos, com suas profundas mudanças econômicas, políticas e sociais, que alteram o eixo de poder mundial. O país, que disputa espaço com a grande potência do nosso tempo, os Estados Unidos, merece atenção diante de seus movimentos domésticos, regionais e internacionais.

Você está lendo este texto por alguma via digital e, provavelmente, chegou nele pelo poder de algum algoritmo. Todos os dias somos impactados pelas inovações que mudam nossas relações com a sociedade, o consumo, as informações e até o nosso voto.

O novo curso do Petit Journal explora as mudanças estruturais causadas pelas inovações tecnológicas dos últimos anos.

As democracias liberais se espalharam após a Guerra Fria, como em nenhum outro momento da história. Com variações entre os modelos, países ao redor do mundo passaram por consolidações democráticas, que criaram um padrão de democracias, aceitas internacionalmente. Mas os últimos anos nos mostraram a ascensão de diferentes questionamentos às democracias liberais. Mesmo países que seguem democráticos não estão imunes aos debates acerca das bases nas quais se assentam as democracias.

A erosão da democracia liberal é o tema deste curso do Petit Journal, em conjunto com o Clipping CACD.

O Mercosul foi, ao longo dos últimos 30 anos, um dos mais importantes projetos da política externa brasileira. A criação do bloco, em 1991, representou uma nova página na história do Brasil, com importante renovação política e econômica, em contraste com as décadas anteriores.

O projeto idealista, inspirado no projeto de integração da Europa, passava pela construção de uma inserção internacional conjunta de seus quatro membros: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Mas o tempo passou e a comunhão entre os países do bloco começou a falhar.

O foco deste curso é fazer um balanço dos caminhos e descaminhos do Mercosul até aqui – projetando para onde vai o bloco em seu momento mais delicado. E se o Mercosul balança, o próprio Brasil repensar seu lugar no mundo.

O país que possui a segunda maior população da Terra é um desafio ao entendimento. Democracia de escalas inatingíveis, população pobre e potência tecnológica, o percurso histórico indiano é absolutamente particular.

O país que exerce um papel histórico de liderança do mundo periférico ainda se divide entre os desafios de um país em desenvolvimento, enquanto se lança a ambiciosos projetos tecnológicos. Em meio a um mundo crescentemente asiático, o país se destaca como uma liderança política, econômica e inovativa de estatura mundial.

O curso tem por objetivo sobrevoar a história indiana até o momento atual, com foco na sua política contemporânea e seu lugar no século XXI. Olhar para a Índia é olhar para o futuro.

Nenhum tema possui relevância tão grande para o mundo atual quanto a vacinação. A origem das vacina traz consequências geopolíticas relevantes para o futuro e transferência de recursos para aqueles que a produzem. Da mesma forma, quem vacina sua população, estanca a pandemia e sonha com a volta da normalidade.

Este curso apresenta as conexões políticas, econômicas e sociais do atual estágio da pandemia: a vacinação, com todas as suas consequências para o mundo contemporâneo.

O ano virou e o Petit Journal dá início a uma nova temporada de cursos. E, para isso, voltamos ao Oriente Médio, inesgotável em sua complexidade. Agora, vamos para uma visão mais ampla da região, com países e regiões que pertencem ao Grande Oriente Médio.

Nesse curso, abordaremos alguns dos temas mais importantes para a geopolítica mundial, com a participação de grandes potências mundiais e com impactos históricos inegáveis.

O Oriente Médio é um tema permanente nas análises e no noticiário internacional. Temos a região, sempre, como uma referência em termos políticos, culturais e religiosos e corremos o risco de perdermos de vista a complexidade da região. Cada um dos países apresenta particularidades domésticas, com histórias e relações internacionais singulares.

Neste curso, os professores Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa debaterão a realidade de alguns dos países do Oriente Médio, com questões nacionais, culturais, históricas, econômicas e religiosas, com consequências locais e globais.

As eleições de 2020 nos Estados Unidos são um divisor de águas. O modelo de administração de Donald Trump não encontra paralelos na história da política americana, nem mesmo entre presidentes republicanos. A reeleição do presidente consolida a tendência de mudança do perfil político americano, com impactos sobre a sociedade norte-americana e inserção do país no mundo. A derrota de Trump levaria ao poder Joe Biden, alinhado com grupos tradicionais do poder americano.

Este curso tem por objetivo traçar o momento dos Estados Unidos diante desta eleição tão decisiva, com a apresentação do perfil político e econômico do país, e os reflexos do atual cenário para a política externa norte-americana.

Opinião de quem acompanha