Ementa do curso

O Oriente Médio é um tema permanente nas análises e no noticiário internacional. Temos a região, sempre, como uma referência em termos políticos, culturais e religiosos e corremos o risco de perdermos de vista a sua complexidade. Cada um dos países apresenta particularidades domésticas, com histórias e relações internacionais singulares. Neste curso, os professores Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa debaterão a realidade de alguns dos países do Oriente Médio, com questões nacionais, culturais, históricas, econômicas e religiosas, com consequências locais e globais.

FAZER MATRÍCULA

Sobre os professores

Veja com quem você tem um encontro marcado:

Daniel Sousa

Economia

Daniel Sousa é professor especializado no CACD há 17 anos. Atua também como comentarista da Globo News, professor do Ibmec Rio de Janeiro além de ser co-fundador do Petit Journal.

Tanguy Baghdadi

Política Internacional

Tanguy Baghdadi é professor especializado no CACD desde 2007. Também atua como professor do MBA do Ibmec, comentarista de política internacional da Globonews e é co-fundador do Petit Journal.

Mais detalhes

Tudo o que você precisa saber aqui 👇

Público-alvo

Pessoas de qualquer idade, interessadas em história e política internacional contemporânea; estudantes de ensino médio, visando aos temas de atualidades para provas de vestibular e ENEM; estudantes universitários de qualquer curso de graduação; postulantes a uma vaga no Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores; adultos e profissionais com interesse em atualização permanente.

Estrutura

O curso terá um total de seis horas de aula, divididas em 4 encontros de 1h30. As aulas acontecem ao vivo, às terças-feiras, 21h; as gravações ficarão disponíveis por 3 meses a partir do início do curso.

  • Cronograma de aulas

Líbano: crise institucional e desafios econômicos

Data: 17/11

O Líbano completou 100 anos em 2020 e vive um dilema: por décadas, foi um símbolo de estabilidade no Oriente Médio, ao mesmo tempo em que era percebido como um barril de pólvora. Não por acaso, um dos conflitos mais marcantes da história libanesa foi a Guerra Civil, que durou de 1975 a 1990. Nesta aula, abordaremos a história recente do país, com o desmoronamento de sua aparente estabilidade política, com um olhar para as tensões sectárias, as crises econômicas e os impactos regionais de sua política doméstica.

Uma nova Arábia Saudita?

Data: 24/11

Não é exagero dizer que a Arábia Saudita é um dos países mais conservadores de todo o mundo. Por isso, é necessário compreender em que bases se assenta a reconfiguração da imagem saudita para o mundo contemporâneo, com a Visão 2030, do Príncipe Regente Mohammed Bin Salman. Afinal, as reformas econômicas e políticas propostas pelo jovem príncipe significam mesmo um país modernizado?

O Irã e os conflitos no Oriente Médio

Data: 01/12

O Irã é um dos gigantes da política médio-oriental: sua importância geopolítica reflete o tamanho do seu território e sua importância econômica dialoga com o tamanho de suas reservas energéticas. E, para além disso, o país é um inimigo declarado dos Estados Unidos, com pretensões nucleares e enorme influência nos principais tabuleiros do Oriente Médio. A análise da posição internacional do Irã é o tema desta aula.

Israel, Palestina e o conflito sem fim

Data: 08/12

O conflito entre Israel e Palestina é um dos mais conhecidos, influentes e longevos do mundo contemporâneo. Neste encontro, abordaremos as principais variáveis desta relação, com um olhar para as sociedades diretamente envolvidas na questão, sua dimensão econômica e a influência internacional deste embate. Além disso, esta aula pretende atualizar o tema, com uma visão acerca do panorama contemporâneo, tão influenciado pelo governo norte-americano de Donald J. Trump.

O que dizem dos cursos

Lídia Basoli

Aluna do projeto

  • Os cursos do Petit Journal são ótimos! É como se olhássemos com uma lente de aumento a política internacional e a economia no mundo. Os cursos nos auxiliam a entender o que vem acontecendo e os desdobramentos no futuro. Além do que, os professores são incríveis! Recomendo muito!

Thayná Abranjes

Aluna do projeto

  • Acompanho o Petit Journal há um tempo, e quando soube da parceria com o Clipping CACD fiquei super animada. Foi a junção perfeita!!! O conteúdo de alto nível do Petit Journal sistematizado no Clipping não poderia gerar resultado melhor! Os cursos são lecionados de uma maneira leve e com uma riqueza de detalhes incrível. As análises de Tanguy e Daniel se completam de uma forma bastante natural e cativante, e é isso que me prende e me motiva a fazer cada curso que eles anunciam!

Mayara Morgana

Aluna do projeto

  • Acompanho o Petit Journal alguns anos através do podcast que eles produzem sobre atualidades e quando surgiram os cursos do Petit, achei uma grande oportunidade em participar. Eu simplesmente amei essa ideia, pois sou formada em Relações Internacionais e confesso que abriu minha mente para debates que não conseguia entender devido não ter ocorrido um aprofundamento na Universidade, sem contar que são temas relevantes e super atuais pois está acontecendo no momento, como o último curso em que participei dos Estados Unidos.

Matrículas

Valor: R$89,90

Cartão de crédito (até 3X) e boleto bancário à vista

Tem duvidas sobre o curso? Confira o FAQ com as principais dúvidas e respostas. Se não encontrar uma resposta para o que deseja saber é só nos chamar no chat do site (é só clicar no balãozinho no canto direito inferior da tela 👉

Parceria Clipping + Petit Journal

Outros Cursos

> A erosão da democracia liberal

As democracias liberais se espalharam após a Guerra Fria, como em nenhum outro momento da história. Com variações entre os modelos, países ao redor do mundo passaram por consolidações democráticas, que criaram um padrão de democracias, aceitas internacionalmente. Mas os últimos anos nos mostraram a ascensão de diferentes questionamentos às democracias liberais. Mesmo países que seguem democráticos não estão imunes aos debates acerca das bases nas quais se assentam as democracias. A erosão das democracias liberais é o tema deste curso do Petit Journal, em conjunto com o Clipping CACD.

> EUA: manutenção do poder em um mundo em transformação

As eleições de 2020 nos Estados Unidos são um divisor de águas. O modelo de administração de Donald Trump não encontra paralelos na história da política americana, nem mesmo entre presidentes republicanos. A reeleição do presidente consolida a tendência de mudança do perfil político americano, com impactos sobre a sociedade norte-americana e inserção do país no mundo. A derrota de Trump levaria ao poder Joe Biden, alinhado com grupos tradicionais do poder americano. Este curso tem por objetivo traçar o momento dos Estados Unidos diante desta eleição tão decisiva, com a apresentação do perfil político e econômico do país, e os reflexos do atual cenário para a política externa norte-americana.

> China: ascensão, poder e afirmação 

A China é um tema incontornável para a política internacional contemporânea. Se tudo o que envolve o país vem em superlativos, o mesmo acontece quando olhamos para o impacto de suas ações no plano internacional. Este curso tem por objetivo desvendar o percurso da China dos últimos 40 anos, com suas profundas mudanças econômicas, políticas e sociais, que alteram o eixo de poder mundial. O país, que disputa espaço com a grande potência do nosso tempo, os Estados Unidos, merece atenção diante de seus movimentos domésticos, regionais e internacionais.

Organizado por:

Conhece alguma pessoa que adoraria saber mais sobre o assunto? Compartilhe essa oportunidade com ela.

Share on LinkedInShare on Instagram

©2020 Clipping CACD | Feito com  no BHTEC - Parque Tecnológico de Belo Horizonte.